Casa Colonial Paraty

A história da Casa

Nossos hóspedes nos perguntam com muita frequência sobre a nossa história...
 

Tudo começou há 20 anos, com um inglês que trabalhava em São Paulo, e visitou Paraty com alguns amigos num fim-de-semana chuvoso. Foi amor a primeira-vista com a cidade, ele alugou uma casa antiga no Centro Histórico, e voltou para Paraty quase todo fim-de-semana.

 

A caseira da casa regularmente contratava um rapaz jovem que vivia num barco de pescador, para trabalhos extras nos fins-de-semana quando a casa estava ocupada. O inquilino inglês decidiu ajudar este rapaz, e lhe proporcionou escola e residência em São Paulo. Quando o inglês finalmente retornou-se a Londres definitivamente, levou consigo a caseira como sua governanta em Londres, e também o jovem que havia conhecido em Paraty, já neste momento como seu filho-adotivo.

 

Depois de morar em Londres por cinco ou seis anos, já crescido, o jovem retornou a Paraty. Poucos anos depois o inglês se aposentou e também decidiu morar parcialmente no Brasil. Ele comprou e restaurou a casa dele em Paraty (Casa do Simon) com um dos melhores arquitetos locais, e juntos procuraram um novo projeto! Nesta busca encontraram a casa da Rua Samuel Costa com sua linda fachada do século XVIII, mas totalmente delapidada por dentro.

 

Durante os tres anos seguintes, entre 2008 e 2010, a Casa Colonial 12 foi totalmente restaurada, com um nível de conforto e estilo raro no centro historico de Paraty, embora com total respeito às normas rígidas do Património Histórico.

 

Com os olhos do mundo sobre o Brasil, e o fato de Paraty representar uma das viagens turísticas mais lindas e charmosas, desde São Paulo ou do Rio, surgiu a ideia de transformar a Casa Colonial 12 em uma pousada de luxo. A falta de opções de acomodações de alto padrão em Paraty tambem serviu como estímulo.

 

A pousada foi um sucesso imediato, e o inglês decidiu transformar sua casa principal na Rua Dona Geralda, com seu lindo jardim e piscina azul escuro, em um hotel-boutique.

 

Hoje em dia a Pousada de duas casa são liderados por Cleberson, o filho adotivo do inglês, e sua esposa Daniela. Membros da familia de Cleberson trabalham com ele, após terem a oportunidade de aprenderem sobre serviço e hospitalidade, e também um pouco de ingles!

 

Todo o lucro gerado pela Casa do Simon e Casa Colonial 12 é dedicado exclusivamente a educação dos funcionários e de suas familias.

 

Temos orgulho da nossa história e esperamos que nossos hóspedes se sintam muito bemvindos a nossa “familia”.

Projeto de restauração da Casa Colonial 12

Nenhuma mudança ou manutenção substancial havia sido feita na Casa Colonial 12 desde o século XVIII até a nossa restauração.

 

A casa se encontrava totalmente original, embora praticamente delapidada. Haviam várias paredes originais feitas de “pau a pique” (bambu local presos por algas e preenchidos com argila). Este foi preservado por trás do novo gesso.

 

A restauração preservou não somente o exterior antigo e original, mas também o layout original. Respeitando todos as rígidas exigências do Património Histórico, sucedimos em agregar os banheiros novos, ar condicionado moderno, e vários outros “luxos do século XXI”, o que fazem de nosso hotel uma mistura natural de luxo e história.

 

Todas as dobradiças, metais e batentes das portas e janelas foram cuidadosamente restaurados por artesãos locais, usando técnicas muito próximas àquelas usadas na construção original.

 

O nome “Casa Colonial 12” se deriva ao fato de termos descoberto o número 12 original depois que removemos varias camadas de pintura acumuladas sobre a porta da frente ao largo de muitos anos. Assim ficou. Apesar de causar uma certa confusão com o correio local, já que existem outras duas casas mais recentes com o numero 12 na mesma Rua Samuel Costa!

 

A restauração foi liderada pelo arquiteto local Zé Cassio Wallerstein e os quadros na sala de estar foram pintados pelo artista local, Márcio Franco.

Para reservas, favor de nos contactar por telefone ou email:

 

Our staff speak English and Portuguese. For reservations please contact us by phone or email:

 

+55 (24) 3371-2244

 

+55 (24) 97401-8036

 

reservas@

casacolonialparaty.com

Casa Colonial Paraty

Rua Dona Geralda 200

Centro Histórico

Paraty RJ

23970-000

Brasil

Print Print | Sitemap
© Casa Colonial Paraty

Call

E-mail